A Fisioterapia pode ser definida como uma ciência aplicada à prevenção e tratamento da saúde por meio de recursos físicos. Sua aplicação necessita do entendimento das estruturas e funções do corpo humano. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, cinético-funcionais (da biomecânica e funcionalidade humana) decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Além disso, a Fisioterapia estuda os efeitos benéficos dos recursos físicos como o movimento corporal, as irradiações e correntes eletromagnéticas, o ultrassom, entre outros recursos, sobre o organismo humano. É a área de atuação do profissional formado em um curso superior de fisioterapia. O fisioterapeuta é capacitado a avaliar, reavaliar, prescrever (tratamento fisioterapêutico), dar diagnóstico cinético-funcional, prognóstico, intervenção e alta fisioterapêutica.
O curso
As disciplinas das Ciências Biológicas e da saúde constituem a base do currículo. Assim, espere muita aula de biologia, anatomia, fisiologia, patologia e histologia, principalmente no primeiro dos quatro anos de curso. Você estuda saúde pública, recursos terapêuticos manuais, neurologia, ortopedia e traumatologia. A partir do segundo ano, aumenta a carga de aulas práticas, nas quais se aprendem técnicas de tratamento como a massoterapia (massagem) e termoterapia (aplicação de calor ou frio). O estágio é obrigatório no último ano e, normalmente, feito em clínicas das próprias faculdades.
Duração média: quatro anos.
Mercado de Trabalho
Em algumas áreas, a procura por fisioterapeutas é pequena. No entanto, há setores aquecidos. "Há, por exemplo, boas perspectivas para quem atua em fisioterapia esportiva, lidando com a reabilitação de atletas ou com a prevenção de lesões", diz a professora Danielle Aparecida Gomes Pereira, da UFMG. Segundo ela, os próximos grandes eventos que o Brasil receberá - a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016 - valorizam esse profissional. Mas o setor que mais demanda profissionais é o hospitalar, no atendimento intensivo a pacientes. O Sudeste concentra o maior número de vagas e os melhores salários, mas a concorrência é grande. Mais fácil é conseguir trabalho no Norte e Nordeste.
Salário inicial: R$ 1.870,00 (30 horas semanais); fonte: Federação Nacional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.
Algumas especializações
- Atendimento domiciliar
- Cardiologia e Pneumologia
- Dermatologia
- Estética
- Fisioterapia do trabalho
- Fisioterapia esportiva
- Grupos especiais
- Indústria de equipamentos
- Neurologia adulta
- Neurologia pediátrica
- Ortopedia e Traumatologia
- Programa de saúde da Família
- Terapia intensiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário